Fonte: http://sustentabilidade.sebrae.com.br/sites/Sustentabilidade/Acontece/Noticias/ARTIGO
Por Anízio Monteiro, designer de interiores e empresário da Top Designers
Quando o assunto é design de interiores, os princípios do design sustentável se refletem na escolha pelo uso consciente dos materiais e no aproveitamento máximo dos espaços. Aspectos como eficiência energética, reaproveitamento ou reciclagem de materiais e otimização do espaço são determinantes para a construção de ambientes baseados em sustentabilidade e design sustentável.
Os princípios do design sustentável, vêm se estabelecendo como tendência para o desenvolvimento de produtos, roupas, móveis e acessórios para o lar. A busca por um planeta mais sustentável vem ajudando a colocar no mercado uma ampla variedade de itens considerados ecológicos e eficientes.
Para os profissionais da área de design, a busca por soluções sustentáveis se reflete no planejamento de espaços e produtos que causam o mínimo de impacto ao meio ambiente. Para o consumidor, o design sustentável se baseia na escolha consciente de produtos e soluções para o dia a dia.
Já pararam para pensar em o que realmente quer dizer e como ser sustentável?
“Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente, este conceito tornou-se um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.” Fonte: https://pt.wikipedia.org
A partir daí temos dois termos, muitas vezes utilizados erroneamente, são eles: Ecodesign e Design Sustentável.
Ecodesign
Surgiu em 1992, por iniciativa de empresas norte-americanas do setor eletrônico que buscavam métodos para projetar produtos ecoeficientes.
Foi definido como — “um conjunto de práticas de projeto usadas na criação de produtos e processos ecoeficientes” ou “um sistema de projetar onde o desempenho respeita o meio ambiente, a saúde e segurança em todo o ciclo de vida do produto e do processo” (FIKSEL, 1995). Resumindo, o objetivo principal do Ecodesign é projetar lugares, produtos e serviços levando em consideração a integração dos aspectos ambientais em todas as fases de seu sistema que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental.
Princípios do Ecodesign
• Escolha de materiais de baixo impacto ambiental: menos poluentes, não-tóxicos ou de produção sustentável ou reciclados, ou que requerem menos energia na fabricação.
• Eficiência energética: utilizar processos de fabricação com menos energia.
• Qualidade e durabilidade: produzir produtos que durem mais tempo e funcionem melhor a fim de gerar menos lixo;
• Modularidade: criar objetos cujas peças possam ser trocadas em caso de defeito, pois assim não é todo o produto que é substituído, o que também gera menos lixo.
• Reutilização/Reaproveitamento: Propor objetos feitos a partir da reutilização ou reaproveitamento de outros objetos; projetar o objeto para sobreviver seu ciclo de vida, criar ciclos fechados sustentáveis.
Ou seja, o foco do ecodesign é ambiental. Sua primeira definição foi dada por Papanek (2005) no livro “Design for the real world”.
Design Sustentável
É um conjunto de ferramentas, conceitos e estratégias que visam desenvolver soluções para a geração de uma sociedade voltada para a sustentabilidade. Segundo Pazmino (2007), é um processo mais abrangente e complexo que contempla que o produto seja economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente equitativo. O design deve satisfazer as necessidades humanas básicas de toda a sociedade. Pode incluir uma visão mais ampla de atendimento a comunidades menos favorecidas.
No Design Sustentável a interdependência dos fatores envolvidos no desenvolvimento de um produto é essencial para um resultado positivo de um projeto. Não basta estudar novas tecnologias que impactem menos o meio ambiente, é necessário estudar as pessoas envolvidas no ciclo de vida do produto. Para isso serão entrevistados designers, consumidores, fabricantes e representantes de cooperativas de reciclagem. Observar suas dificuldades e as soluções já encontradas. O seu estudo poderá mostrar como essas pessoas estão em interdependência, onde cada decisão individual pode impactar no coletivo. Ou seja, além dos aspectos já considerados tradicionalmente pelo Design, os aspectos ambientais, sociais e econômicos são tão importantes quantos todos os outros.
O Ecodesign faz parte do Design Sustentável. Sua metodologia e seus conceitos respondem as necessidades quando o assunto é o meio ambiente, porém não inclui os aspectos sociais envolvidos. Apenas como um design com o foco no desenvolvimento sustentável é que poderá obter um resultado viável economicamente, socialmente equitativo e ecologicamente benéfico.(www.topdesigners.com.br )
Sou a Helena, e gostei muito deste artigo em seu site, tem muita qualidade parabéns vou acompanhar seus artigos, para saber mais dicas.
Gostei bastante das informações!