PUBLICAÇÂO: 18 de julho de 2019
SUSTENTABILIDADE
Cuiabá precisa se interessar pela revitalização do Centro Histórico, diz arquiteto irlandês
Patrick Daly é palestrante em evento sobre construções sustentáveis que ocorrerá em 19 e 20 de julho
O calor cuiabano é um fator complexo para a criação de soluções sustentáveis na construção civil, na opinião do arquiteto irlandês Patrick Daly. Ele é o idealizador da primeira casa “zero energia” da Irlanda e um dos principais consultores ambientais e de energia daquele País. “Eu não tenho certeza de que todas as opções estão sendo utilizadas para gerar conforto e menos dependência energética”, afirma.
Para Daly, as casas do Centro Histórico de Cuiabá têm muito a ensinar sobre cultura e também sobre o conforto em se morar naqueles imóveis. “Eu visitei o Centro Histórico há dois anos e afirmo: se as pessoas viviam ali elas tinham conforto e sem ar condicionado. Isso significa que as construções funcionavam”, conta. Porém, ele diz ter ficado desapontado em ver tudo “deixado de lado para ser degradado, tanto a estrutura como o uso social”.
O profissional acredita que todos podem aprender de novo com esta região da capital mato-grossense, aplicando algumas técnicas arquitetônicas que já eram usadas há séculos. “É muito importante que Cuiabá se interesse por isso e revitalize o setor. Agora é uma excelente oportunidade”, reforça.
Com a casa premiada na Irlanda – ganhou os prêmios Sustainable Energy Ireland e Green Energy Awads com uma edificação que utiliza pouquíssima energia -, Daly tem conhecimento para avaliar que a arquitetura brasileira, de forma geral, é muito moderna, mas a sustentabilidade ainda está em baixa. “É preciso ter mais foco e mais ênfase em projetos com menos consumo energético e com materiais renováveis. A arquitetura brasileira precisa de uma transição, olhar para trás, para o Velho Mundo, e ver como era feito”, frisa.
CONTECS – Patrick Daly participa da 2ª edição do Congresso Nacional de Tecnologia em Construções Sustentáveis (CONTECS), em Cuiabá (MT). As palestras ocorrem nos dias 19 e 20 de julho, no Centro de Eventos SENAI.
Ao todo, serão 18 palestras e dois painéis, com temas como geração fotovoltaica, bioconstrução, influência estrangeira na arquitetura, cidades sustentáveis, eficiência energética, sustentabilidade na prática e nos negócios, entre outros. Para acessar a programação completa, clique aqui.
Os 300 anos da capital mato-grossense serão lembrados durante o congresso, que discutirá “Qual a aplicabilidade da sustentabilidade para o Projeto de Revitalização do Centro Histórico?”. Haverá, ainda, uma programação especial com artistas regionais de música e dança, além de performances ao vivo e exposições culturais.
O público-alvo do evento é formado por arquitetos, engenheiros, designers de interiores, estudantes, construtores e demais profissionais da área de construção civil.
O CONTECS é patrocinado por Pantanal Shopping, IPOG, Finger, Blindex, Luz e Cia, Tecnoobras, Degradê, Wolff Garden, Top Designers, Palle, Lacan, Paulo Molina, Bolo de Arroz, Camicado, Empada Brasil, Dimel, Duo Bass, Sicredi, Sesc/Sesc Pantanal.
O evento tem apoio do Sebrae/MT, IFMT, Univag, CAU/MT, CREA/MT, ABENC/MT, ASPA, GAAE/MT, ARQNORT, ABD, Home Bio Gas. São convidados especiais: Teoria Verde, Ecodescarte e Obra Solidária.
Mais informações no site: https://topdesigners.com.br ou nas redes sociais: http://www.instagram.com/topdesignerscba e http://www.facebook.com/topdesignerscba
• SERVIÇO:
2º Congresso Nacional de Tecnologia em Construções Sustentáveis – CONTECS
19 e 20 de julho de 2019
Das 14h às 22h (sexta) e das 8h às 18h (sábado)
Centro de Eventos SENAI (Av. XV de Novembro, 303 – Porto – Cuiabá)
Visitas técnicas serão realizadas em diversos parceiros entre os dias 15 e 18 de julho (abertas à imprensa)
Assessoria de Imprensa:
Dialog Assessoria e Comunicação
Thielli Bairros (65) 99631-6668 // Camila Bini (65) 98114-9515